"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa" Santo Antônio

Nossa História

 UM RESUMO DA CAMINHADA DA COMUNIDADE SANTO ANTONIO

PARÓQUIA SENHOR MENINO DEUS – JD. MANOEL IZIDORO – PIRAÍ DO SUL – PR


01)   No ano de 2005, a comunidade construiu para a Srª Edite Barbosa, uma casa em sistema de doações e mutirão, num terreno doado pelo Sr. Osli Gabriel da Silva e sua esposa Márcia Izidoro. A partir daí, alguns moradores tiveram a inspiração de se construir uma capela e para isto conversaram com a mais velha moradora do bairro, Srª Elza Izidoro Bonin. Como a família Izidoro já tinha uma imagem de Santo Antônio, doada por frades franciscanos, que moraram vizinhos por alguns anos na localidade onde o terreno da capela ocupa uma pequena parte, por estes motivos as conversas e ideias  fluíram neste sentido: Construir uma capela em honra a Santo Antônio.

02)   No dia 06/11/2005, exatamente às 14h15min ( conforme relatado pelo Sr. Osli), ele e o Sr. Luiz Gonzaga Izidoro procuraram o então pároco, Pe Sílvio José Breginski que imediatamente se prontificou em vir olhar o possível terreno para a construção. Orientou que procurassem alguém ligado à Prefeitura Municipal, para tratar do assunto de uma possível doação do terreno por parte da mesma.


03)   No dia 07/11/2005, o Sr. Osli e o Sr. Luiz Gonzaga procuraram o vereador Dalney José Maciel Bueno, o qual tomou todas as providências para que a Prefeitura Municipal doasse o terreno e que também contatasse a vizinha Srª Cinira Coller, que também acabou doando uma parte de terreno em anexo. Para que se surtissem os efeitos legais, foi lavrado um documento de COMODATO, a partir de 05/05/2006, com validade de 100 (cem anos), revalidável juridicamente.

04)   Para coordenar os trabalhos relativos a tudo o que se referisse à futura capela, foi nomeada uma equipe, sendo: 1º coordenador: Sr. Osli Gabriel da Silva; vice: Sr. Luiz Gonzaga Izidoro; 1ª tesoureira, Srª Patrícia Moura de Matos, 2ª tesoureira, Srª Mirian Marli Izidoro, responsáveis por eventos os Srs. Alvino Lopes teixeira e Vera Lúcia Prestes da Silva. Esta reunião teve o comparecimento do pároco Pe. Sílvio, que aprovou e instruiu que já se começassem a investir em formação catequética na comunidade.


05)   Numa reunião mais tarde efetuada na Assoc. dos Moradores do Bonsucesso, o Coordenador Osli, pediu a colaboração de todos para a realização da festa em homenagem ao padroeiro com o objetivo de começarem a angariar recursos para a construção da futura capela.

06)   Esta festividade aconteceu no dia 17/06/2006 nas dependências da Associação dos Funcionários da Pref. Municipal, sendo a coordenação religiosa dirigida pelo então Diácono Loir Antônio de Oliveira, com procissão, oração do terço e visita e benção do 1º Cruzeiro no terreno da capela.

07)   Nesta festividade foi venerada a imagem de Santo Antônio que é de propriedade particular da família Izidoro. A partir desta data, alguns moradores começaram a se reunir todos os domingos junto ao Cruzeiro, para rezarem o terço, já intercedendo pela comunidade.

08)   Em agosto de 2006 foi realizada uma confraternização com torneio de futebol e dança típica, folclórica de São Gonçalo, com a presença de romeiros do Bairro do Piraí Mirim, confraternização esta que veio se repetindo ao longo dos anos.


09)   No mês de Dezembro de 2006, a família Avais, mais especificamente o Sr. Dr. Elias Avais Neto, o Dr. Lalá (in memoriam) doou á futura capela uma imagem de Santo Antônio que ficou um bom tempo guardada na Igreja São José.
10)   Em 14/01/2001 durante reunião, foi esclarecido aos presentes como funcionava a colaboração da capela à Paróquia, a partir das arrecadações conseguidas. Fez-se também uma campanha do envelope de R$ 1,00 que foi distribuído à comunidade.

11)   Neste período foi feito o primeiro serviço de terraplanagem do terreno e ficou acordado pelas partes interessadas que o Sr. Luiz Gonzaga Izidoro ficaria responsável pela construção do barracão sede, realizando-o em etapas à medida que entrassem recursos.

12)   Em Maio de 2007 tivemos em nossa Paróquia a  visita pastoral do Sr. Bispo Dom Sérgio Artur Braschi, que  abençoou o terreno e ungiu a pedra fundamental e até fez uma brincadeira com o pessoal presente: “Não esqueçam de me convidar para a primeira Missa”.

13)    No dia 12/12/2007 desligou-se o coordenador Osli Gabriel da Silva e assumiu o seu lugar o vice Luiz Gonzaga Izidoro, que já em seguida nomeou como seu vice o Sr. Eurides Vedan, tendo os presentes concordado.

14)    Até Junho de 2008 já tínhamos erguido o barracão-sede para festas, com estrutura de banheiro, salas, cozinha, churrasqueira, tanto é que a festa do ano de 2008 já aconteceu nas dependências da Capela. Toda esta construção foi feita em parte paga ao Sr. Luiz Gonzaga, que coordenou todos os serviços e em parte foi com a ajuda de diversos voluntários em sistema de mutirão.

15)   No dia 14/06/2008 aconteceu a primeira Missa celebrada nesta sede, pelo Pároco Pe Silvio José Breginski.

16)   Em Outubro de 2008 a Sra Ana Aparecida de Oliveira Maciel doou à Capela, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo manto foi doado pelo Sr. João Taques Betim Filho e esposa Wilma. A partir daí começou-se a celebrar também de maneira festiva a data de Nossa Senhora Aparecida.

17)    Em Agosto de 2009 o já ordenado presbítero, Pe Loir Antonio de Oliveira, comunicou que a comunidade passaria a ter cultos semanais, no barracão, todos os sábados às 19h sob a responsabilidade do Ministro da Eucaristia Sr. Luiz Carlos Moreira de Lima, cultos estes que temos até hoje.

18)   No dia 01/04/2010 desliga-se o coordenador Luiz Gonzaga Izidoro e assume novamente o Sr. Osli Gabriel da Silva.

19)    Com a vinda dos novos padres para a Paróquia: Pe Evandro ( Pároco) e Pe Leonel (Vigário), passamos a ter celebrações de Missa uma vez por mês.

20)    Para as festividades de 13/06/2010 as mesmas foram precedidas de novenas preparatórias com a participação de diversos devotos.

21)   Para as festividades de Nossa senhora Aparecida em Outubro de 2010 foram realizadas novenas preparatórias.

22)   No mês de Abril de 2010 perto da Páscoa, iniciou-se p. p. novenas em honra à Nossa Senhora das Brotas, toda quarta-feira às 19h com o coord. do Ministro da Eucaristia Sr. Eurici.

23)   Com as graças do nosso bom Deus, já têm-se organizando equipes de liturgia, cantos, Movimento das capelinhas, Apostolado da Oração, Pequenos grupos, Santas Missões Populares. Já temos livros litúrgicos doados, também cálice para a celebração eucarística e acolhimento de hóstias. Apesar das dificuldades a comunidade caminha confiante.

24)    No mês de Novembro de 2010, implantou-se na comunidade, o dízimo, com pessoas nomeadas para comporem a respectiva pastoral, sendo que aos poucos o povo vai se conscientizando da necessidade de ajuda mensal para manter a capela e vem sendo esclarecido, que da arrecadação, uma parte é repassada à Paróquia.

25)   No mês de Março de 2011 já estamos iniciando a catequese com algumas crianças da comunidade. Lembrando que já na primeira reunião em 06/11/2005, o Pe Silvio já sinalizou para a prioridade de catequese no lugar.

26)   Já tivemos noite de Vigília na capela com revezamento de pessoas para rezarem diante do Santíssimo exposto.

27)   Está em andamento a provável implantação do grupo de Meninas de Maria e também de outras Vigílias na comunidade.

28)    Retornando um pouco no tempo, esclarecemos que em Outubro de 2010 foi exposto ao povo a proposta de fechamento das paredes laterais do barracão, a fim de que provisoriamente fosse utilizado como Capela, uma vez que a definitiva pode ainda demorar. Para isto foi efetuada uma votação em aberto com a condução do nosso atual Pároco Pe Evandro Luis Braun e como a maioria concordou, hoje já temos um espaço devidamente adequado e organizado para cultos, celebrações de missas, orações etc. esta adequação foi supervisionada por nosso Pároco.

29)   Seria impossível constar num resumo deste, os nomes de todas as pessoas que ajudaram até agora, fazendo parte de comissões e coordenação e que se foram alternando no período, e também todos os benfeitores, doadores, patrocinadores, voluntários, nesta capela de Santo Antonio. Mas de tudo isto temos a certeza de que tudo o que foi feito, está registrado no coração de nosso Deus e Pai, pois é dele mesmo que recebemos todos os dons para realizarmos coisas do seu agrado e para sua glória.

30)   E hoje, 08/04/2011 com a presença de nosso Pároco Pe Evandro Luis Braun, Capela, onde ficará a Hóstia Consagrada. Ela que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho de Deus e nosso Salvador. Ele é o dono da casa, e tudo isso que fizemos até agora foi por Ele e por causa Dele. Pois Ele é a razão de nossa fé, de nossas lutas. Ele quer reinar aqui neste lugar e principalmente nos nossos corações. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário